Princípios e Valores

Princípios e valores orientadores do Projeto Educativo de Escola

Cada escola constrói a Visão, a Missão e os Valores caminhando na construção da sua própria identidade. Contudo, para que a mesma se efetive deverá existir um ambiente escolar favorável ao ensino e à aprendizagem com a colaboração, participação e apoio do pessoal docente, do pessoal não docente, dos pais e encarregados de educação, da autarquia, bem como de outros parceiros, como por exemplo, empresas e instituições. O nosso estabelecimento de ensino ambiciona prestar à comunidade, em geral, um serviço educativo de excelência, pautando-se pelo humanismo e por valores e princípios que auxiliem os nossos discentes a se tornarem cidadãos sabedores, críticos e capazes de atuar como agentes de mudança. Assim, regemo-nos pelo lema Saber ser, saber estar e saber fazer- juntos sempre a aprender, pois a aprendizagem requer uma dialética constante. A ilustração infra demonstra que a visão, a missão e os valores se encontram interligados, sendo os mesmos apresentados, posteriormente, de forma individual.

• Lema:

  • Saber ser, saber estar e saber fazer - juntos sempre a aprender

• Visão:

  • Proporcionar um ensino de qualidade, formando alunos integralmente, tanto a nível académico e profissional, como também a nível das atitudes e dos valores.

• Missão:

  • Atender cada aluno na sua individualidade, criando condições para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social;
  • Proporcionar uma educação reflexiva e significativa para formar cidadãos autónomos, críticos, possuidores das competências e capacidades necessárias a um bom desempenho pessoal, social e profissional e/ou para o prosseguimento de estudos, numa sociedade em constante mudança.

• Valores:

  • Curiosidade, reflexão e inovação - Desenvolver o espírito crítico e criativo, estimulando o desejo de novas descobertas.
  • Excelência e exigência – Incentivar e valorizar o brio pessoal e o rigor, tendo consciência da singularidade do indivíduo, incentivando-o à persistência face aos obstáculos.
  • Responsabilidade e integridade –Promover o autorrespeito e o respeito mútuo agindo assertivamente e responsabilizando-se pelas suas escolhas e atos. 
  • Liberdade- Expressar de forma autónoma a individualidade, as crenças e opiniões, pautando-se pelo respeito dos direitos humanos, pela equidade e pelo bem comum.
  • Cidadania e Participação – Participar de forma ativa e responsável na vida da escola, com base na partilha, no respeito pela diferença e pela valorização da diversidade humana.
  • Equidade - Asseverar a igualdade de oportunidades, no universo escolar respeitando a diferença e a individualidade.
  • Colaboração e cooperação – Incentivar ao trabalho colaborativo e cooperativo sendo solidário e sensível para com os outros.

Explanados que estão estes três princípios essenciais da identidade do nosso estabelecimento de ensino, não podemos deixar de redigir uma resenha histórica sobre a origem da nossa escola e de dar a conhecer o Hino, composto no ano letivo 2017/2018.

Contactos

 

Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade
Rua da Escola, nº2 
Sítio do Passo

9240-217 - São Vicente

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telef: (+351) 291 840 070    |    Fax(+351) 291 846 890

AVISO - Comunidade Educativa

Informamos toda a Comunidade Educativa que a Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade encontra-se a funcionar no horário normal, sendo que todos deverão cumprir as regras emanadas pelo Governo Regional, como a utilização da máscara e a manutenção do distanciamento social.

AVISO - Alunos

Informa-se toda a comunidade escolar que as aulas do 3.º período, para todos os anos de escolaridade, terminam a 26 de junho de 2020, de acordo com o estipulado no artigo 10.º do Decreto -Lei n.º 14-G/2020 de 13 de Abril.

Encontra-se já publicado no website da escola o horário dos 11º e 12º anos bem como as informações do funcionamento das aulas presenciais.

 

AVISO - Pessoal Docente

Encontra-se publicado, na secção Documentos, uma alteração do calendário de avaliação docente - professores de carreira

Consultar aqui o documento alterado