História

A denominação atribuída à nossa escola advém da pessoa de Maria Lucinda de Sousa Andrade que nasceu no concelho de São Vicente, no dia 10 de março de 1903, e faleceu no Funchal, no dia 12 de outubro de 2000. Foi professora e destacou-se na área do ensino, no concelho de São Vicente, razão pela qual foi homenageada pelo Governo Regional da Madeira com a atribuição do seu nome a este estabelecimento de ensino, designadamente Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade. Lucinda Andrade, na década de 30, rumou a Lisboa para frequentar um curso de Pedagogia no Liceu de Pedro Nunes.

Resultado de imagem para escola básica e secundária dona lucinda andrade

Regressou à ilha da Madeira, mais concretamente ao Funchal, onde iniciou a sua carreira docente. Em 1943, retornou à freguesia de São Vicente, dedicando a sua vida ao ensino. Foi considerada a “mãe” do ensino secundário no concelho de São Vicente, visto que Lucinda Andrade ensinava conteúdos deste nível de ensino.

Resultado de imagem para escola básica e secundária dona lucinda andrade

Na sua residência, porque até meados da década de 60, nesta localidade, o ensino era ministrado em regime de ensino particular por professores nas suas residências, chegou a preparar uma divisão para ministrar as suas aulas, onde ensinava diversas disciplinas, designadamente, Inglês, Português, Matemática, Desenho e FísicoQuímica, sendo a sua área de eleição o Francês. Lucinda Andrade preparava os alunos, os ditos “autopropostos”, para os exames de 2º e 5º ano do Liceu. A crescente alfabetização da população do Norte da ilha da Madeira, e em especial no concelho de São Vicente, sobretudo a partir da década de 60, deveu-se, em parte, à enérgica ação de Lucinda Andrade, assumindo esta o papel de grande impulsionadora do ensino neste concelho, que a agraciou por seus méritos em 1983 com a sua Medalha Municipal. Em 1964, aquando da criação do Externato de São Vicente, no sítio das Casas Novas, fez parte do corpo docente inicial desta instituição de ensino vocacionada para o 1º e 2º ciclo do ensino Liceal. Em1988 deu-se início ao Ensino Preparatório e Secundário oficial na Vila de São Vicente, sendo criada a Escola Preparatória e Secundária de São Vicente que entrou em funcionamento no ano letivo de 1988-1989. Ainda no ano de 1988, por deliberação do Conselho de Governo Regional, atribuiu-se à nova entidade escolar a denominação de Escola Preparatória e Secundária Dona Lucinda Andrade, como forma de homenagear a professora que “dedicou toda a sua vida ao ensino, com espírito de abnegação invulgar e extraordinária competência e zelo.” As novas e atuais instalações deste estabelecimento de ensino foram inauguradas no sítio do Passo, no dia 04 de outubro de 1993.

(adaptado, https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucinda_Andrade)

 

 

Contactos

 

Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade
Rua da Escola, nº2 
Sítio do Passo

9240-217 - São Vicente

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telef: (+351) 291 840 070    |    Fax(+351) 291 846 890

AVISO - Comunidade Educativa

Informamos toda a Comunidade Educativa que a Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade encontra-se a funcionar no horário normal, sendo que todos deverão cumprir as regras emanadas pelo Governo Regional, como a utilização da máscara e a manutenção do distanciamento social.

AVISO - Alunos

Informa-se toda a comunidade escolar que as aulas do 3.º período, para todos os anos de escolaridade, terminam a 26 de junho de 2020, de acordo com o estipulado no artigo 10.º do Decreto -Lei n.º 14-G/2020 de 13 de Abril.

Encontra-se já publicado no website da escola o horário dos 11º e 12º anos bem como as informações do funcionamento das aulas presenciais.

 

AVISO - Pessoal Docente

Encontra-se publicado, na secção Documentos, uma alteração do calendário de avaliação docente - professores de carreira

Consultar aqui o documento alterado