Convívio Intergeracional

CONVÍVIO INTERGERACIONAL VINCENTINO

 

Durante o primeiro período do ano letivo 2019 -  2020,  foi desenvolvido com a turma B do 10º ano da Escola Dona Lucinda Andrade o Projeto de Cidadania e Desenvolvimento subordinado ao domínio do Voluntariado. Este concretizou-se através de um “Encontro Intergeracional Vicentino” que se realizou no dia seis de dezembro no Centro Social, Cultural e Paroquial de São Vicente, envolvendo os alunos da turma, os docentes e os idosos da Instituição.

Coordenado pela Diretora de Turma,  o Projeto contou com a colaboração dos docentes das disciplinas de Educação Física, História A, Francês,  Geografia A e Português.

O convívio contemplou uma diversificação de atividades quase sempre harmoniosamente encadeadas pela música, tendo sido planeadas de forma adequada ao público-alvo, os idosos, e de acordo com o tempo disponibilizado pela Instituição. No momento inicial, feitas as apresentações, foram entoadas algumas canções tradicionais, seguidas da atuação da aluna Gisela António que apresentou três canções ao som de flauta e da entoação da canção francesa Mon Beau Sapin pela turma. Seguiu-se um momento de ginástica sénior com a atuação dos alunos Maria Gonçalves e João Andrade ao som de uma música de Maximiano de Sousa, e da Diretora de Turma que desenvolveu uma coreografia ao som de Rão Kyao. Após um momento musical com uma rapsódia cantada pela turma e pelos idosos, procedeu-se a uma demonstração de alguns passos da valsa, de modo a que os idosos pudessem dançar com os alunos e os docentes, o que fizeram com muito gosto. Seguiu-se um lanche convívio. Posteriormente, os idosos tiveram a oportunidade de participar em jogos tradicionais e, por último, entoar com os alunos e os docentes uma canção de Natal como despedida.

Os professores agradecem o interesse e a amabilidade da Direção do Centro Social Cultural e Paroquial de São Vicente e demais funcionários que se mostraram muito disponíveis, facultando o transporte dos discentes e o lanche de convívio. Destaca-se, ainda, o excelente comportamento dos alunos e o seu civismo durante a atividade.

Destacam-se algumas opiniões de alunos e docentes sobre a atividade:

            “Eu gostei muito do projeto porque pudemos conviver com pessoas que têm mais experiências que nós. Senti que eles gostaram e fiquei muito feliz.”

                                                                                    Maria Gonçalves – 10B

“A experiência da atividade da Cidadania foi muito divertida e gostaria de voltar lá. A melhor parte foi quando dançamos com os idosos. Foi uma experiência incrível e espero voltar a repeti-la mais vezes.”

                                                                                         Érica  Góis– 10B

“Foi uma nova experiência  e os idosos adoraram a nossa visita e de tudo o que fizemos! Até pediram para voltarmos de novo lá, para conviver com eles.”                                                                                         

Sara Leonor -10B

“Gostei muito do convívio com os velhinhos. Também gostei de tocar as músicas para os idosos.”                                                    

Gisela António – 10B

“Na tarde do dia 6 de dezembro, os idosos do Centro Social, Cultural e Paroquial de São Vicente puderam recordar a sua mocidade ao dar um passinho de dança ao som da valsa vienense e de uma música de Rão Kyao, ao cantar canções tradicionais portuguesas e ao realizar jogos populares, o que os deixou com um “brilhozinho nos olhos” e um largo sorriso nos rostos marcados pela vida. Essa alegria estampada nos rostos só foi possível graças ao empenho dos alunos na organização e realização das atividades. Os discentes tiveram a oportunidade de recordar a infância e os bons momentos passados com os seus avós, assim como de serem solidários com os que muitas vezes se sentem sós, o que tornou o convívio muito gratificante.”

                                                                             Profª Sandra Conceição

De realçar que este momento de convívio revelou-se muito gratificante, tendo os utentes e funcionários do Centro mostrado desejo de contar com a presença do grupo mais vezes na instituição.

                                                                                             

A diretora de Turma: profª Fátima Ponte

 

 

 

 

Contactos

 

Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade
Rua da Escola, nº2 
Sítio do Passo

9240-217 - São Vicente

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telef: (+351) 291 840 070    |    Fax(+351) 291 846 890