Dia Internacional da Língua Materna

21 de fevereiro

Os alunos de Português Língua Não Materna, orientados pela docente Ana Micaela Spínola,  comemoraram hoje na Escola Básica e Secundária D.ª Lucinda Andrade, São Vicente o Dia Internacional da Língua Materna.

Num ambiente festivo recolheram diversas canções nas várias línguas maternas existentes na nossa Comunidade Educativa e alegraram a hora de almoço na cantina.

 Através da música deram a conhecer o Dia Internacional da Língua Materna e incutiram em cada elemento da nossa Comunidade Educativa a necessidade de proteger todas as línguas faladas no Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística.

  O Dia Internacional da Língua Materna, proclamado pela UNESCO em 1999 e celebrado, anualmente, a 21 de Fevereiro, tem como objectivo a protecção e a salvaguarda das línguas faladas pelos povos em todo o planeta, estimando-se que existam mais de 7.000 línguas em todo o globo, sendo que metade destas corre o risco de vir a desaparecer.

A escolha do dia 21 de fevereiro para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna serve para lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em Fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh, em que vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua – o bengalês – como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.

Fonte: https://noticias.sapo.cv/sociedade/artigos/unesco-reitera-compromisso-com-a-diversidade-linguistica-como-sendo-essencial-para-o-desenvolvimento-sustentavel

 

Contactos

 

Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade
Rua da Escola, nº2 
Sítio do Passo

9240-217 - São Vicente

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telef: (+351) 291 840 070    |    Fax(+351) 291 846 890

AVISO - Comunidade Educativa

Informamos toda a Comunidade Educativa que a Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade encontra-se a funcionar no horário normal, sendo que todos deverão cumprir as regras emanadas pelo Governo Regional, como a utilização da máscara e a manutenção do distanciamento social.

AVISO - Alunos

Informa-se toda a comunidade escolar que as aulas do 3.º período, para todos os anos de escolaridade, terminam a 26 de junho de 2020, de acordo com o estipulado no artigo 10.º do Decreto -Lei n.º 14-G/2020 de 13 de Abril.

Encontra-se já publicado no website da escola o horário dos 11º e 12º anos bem como as informações do funcionamento das aulas presenciais.

 

AVISO - Pessoal Docente

Encontra-se publicado, na secção Documentos, uma alteração do calendário de avaliação docente - professores de carreira

Consultar aqui o documento alterado